Não é do meu perfil, muito menos prática constante criticar ou discriminar as pessoas que atuam como técnicos ou professores de patinação. Entretanto tenho lido algumas afirmações inverídicas na internet sobre os supostos professores de educação física que se dizem técnicos de patinação.
Em desagravo aos meus colegas que tentam ganhar a vida com a patinação de recreação ou qualquer outra instrução segue abaixo informações importantes que servem de alerta a todos os pretensos praticantes da patinação, para escolherem bem seu técnico antes de fechar pacotes caríssimos de aulinhas de patinação:
- Patinação, seja ela artística ou in line é esporte individual, salvo os casos de hóquei e corridas.
- Turminhas de patinação funcionam sim, mas com interatividade e simpatia pelo profissional e seus outros alunos. A pretensão do aluno deve ser medida em caso de procura por esse tipo de aula.
- Faça uma aula teste e pague por ela avulsa, assim conhece a pessoa que vai te ensinar e qualquer problema de relacionamento que aparecer nessa aula você pode mudar de profissional a qualquer hora.
- Avalie se durante as aulas que contratar você progride de forma gradual podendo com o tempo ter mais prazer do que chateação. Por vezes você faz 15 aulas e não aprende nada.
- Patinação in line é mais diversão do que outra coisa, se em 20 minutos você não ficar em pé nos patins algo está errado.
- Profissionais sem Faculdade de Educação Fisica podem ministrar aulas sem problemas contanto que tenham seu registro devidamente regularizado como Provisionado no CREF. ( Este registro não é simples e requer pelo menos 15 anos de exercício ininterrupto das funções de técnico de patinação, inclusive realizar 3 módulos em uma instituição de ensino de Educação Física, declaração em cartório das atividades ou registro profissional compatível com o tempo determinado por lei)
- Professor de Educação Física tem seu direito adquirido em dar aulas de qualquer modalidade esportiva, porem será que ele sabe mesmo o que é patinar e patinação?
- Se informe do histórico profissional do seu técnico!
Em suma: Todo patinador pode fazer faculdade de Educação Física e se tornar um profissional regularizado mas nem todo professor de Educação Fisica pode saber patinar. A Faculdade é de 4 anos nosso aprendizado nunca acaba.
Sucesso a todos!!!